Concepções de monitores e alunos sobre o conceito de biodiversidade em uma atividade de trabalho de campo
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i1.1459Abstract
O presente trabalho aborda aspectos da educação para a biodiversidade em espaço não formal de ensino, sendo a pesquisa realizada no projeto "Trilhas da Biodiversidade". O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência das concepções de biodiversidade dos monitores deste projeto na escrita dos alunos visitantes. Foram realizadas entrevistas com os monitores juntamente com a análise de redações feitas pelos alunos após a visita ao projeto. Nas entrevistas, pode-se notar na fala dos monitores a presença dos três níveis hierárquicos da biodiversidade (genético, de espécies e o ecossistêmico). Além disso, foi encontrada duas novas concepções a respeito deste conceito, em que estão relacionadas com as Ciências Humanas. No tocante à escrita dos alunos, verifica-se na grade de análise das redações que, das múltiplas abordagens constatadas nas falas dos monitores, somente aquela relacionada à diversidade de espécies foi encontrada. Ao evidenciar esta lacuna entre as concepções dos monitores e a escrita dos alunos a respeito do conceito de biodiversidade, este trabalho proporciona alguns pontos a serem refletidos no que tange à educação para a biodiversidade em espaços não formais de ensino.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).