Educação e cidadania: um estudo sobre John Dewey

Authors

  • Silvia Cristina Soggio Del Monte Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i1.1461

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir a relação entre educação e cidadania na obra de John Dewey (1859-1952). Um dos mais aclamados teóricos educacionais do século XX, Dewey afirma que para o desenvolvimento de uma sociedade é preciso educar seus membros para que estes possam viver em harmonia, independente da classe social ou do grupo étnico, adquirindo através do conhecimento as habilidades necessárias para tomar decisões de forma autônoma e em confluência com as necessidades do grupo em que estão inseridos. Para refletir sobre essa relação, analisaremos algumas das obras centrais de Dewey - especialmente “Democracia e Educação” (publicado originalmente em 1916) e “Experiência e Educação” (publicado originalmente em 1938) – à luz de investigações realizadas por especialistas na temática.

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