A formação de professores para Educação do Campo: uma experiência na disciplina “Campos Numéricos”
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i2.1466Abstract
A formação de professores para educação do campo configura-se como política pública que vem tomando corpo na última década, especialmente após a Resolução CNE/CEB nº 1, de abril de 2002, que institui as diretrizes operacionais para educação básica do campo. Em 2006 surgem as primeiras experiências de oferta de licenciaturas em educação do campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática, áreas que historicamente apresentam número insuficiente de professores para o atendimento à demanda no país. Essas licenciaturas apresentam uma proposta diferenciada, uma vez que formam professores por áreas do conhecimento, a exemplo das Ciências da Natureza e Matemática, assumindo um desenho curricular considerado inovador. A pedagogia da alternância, empregada em cursos dessa natureza, é também um diferencial, na medida em que parte significativa dos licenciandos já é atuante em escolas do campo. Considerando-se serem recentes, há reduzido número de produções acadêmico-científicas sobre tais habilitações nocontexto das Licenciaturas em Educação do Campo. Diante da conjuntura acima exposta, apresentamos uma experiência desenvolvida na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em uma disciplina intitulada “Campos Numéricos”, ofertada para o primeiro semestre do curso em questão. O artigo apresenta uma breve conjuntura da educação do campo no país, as licenciaturas nessa área, focalizando as habilitações em Ciências da Natureza e Matemática, e finaliza relatando a experiência desenvolvida.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).