A novel look to old problems: teaching science through the nature of science / Um novo olhar para problemas antigos: ensinando ciências por meio da natureza da ciência
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i2.1504Abstract
Entrevista com Douglas Allchin coordenada por Renato Chaves Azevedo (Unicamp). Allchin é um historiador e filósofo da Ciência e educador na área de ciências. Tem trabalhado principalmente com o ensino da Natureza da Ciência e desenvolveu um método de avaliar as competências dos alunos num contexto de questões sóciocientíficas. Douglas Allchin é bem conhecido por suas e contribuições afiadas e inovadoras ao ensino de Ciências através da aplicação simultânea da história e filosofia da Ciência no ensino. Ele trabalhou como professor na Universidade do Texas, em El Passo, e na Universidade de Minessota e recentemente publicou o livro “Ensinando a Natureza da Ciência: perspectivas e recursos” (SHiPS Education Press, 2013).
Interview with Douglas Allchin coordinated by Renato Chaves Azevedo (University of Campinas - Unicamp). Allchin is a historian and philosopher of science and science educator. He has primarily been working with teaching of Nature of Science and has developed a method for evaluating students' competencies in a context of social scientific issues. Douglas Allchin is known for his sharp and innovative contributions to teaching Science through the simultaneous application of history and philosophy of Science in teaching. He has worked as professor at University of Texas in El Passo and at University of Minessota and recently published the book “Teaching the Nature of Science: perspectives and resources” (SHiPS Education Press, 2013).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).