Agenda pós-moderna, epistemologia da Educação do Campo e Ensino de História: considerações preliminares

Autores

  • Jeane Carla Oliveira de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Rita Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Vinícius Pereira Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i2.1506

Resumo

O presente artigo intenta discutir a Educação do Campo como paradigma epistemológico, que tem apresentado, na contemporaneidade, certo distanciamento das raízes marxistas na mesma medida que intensifica o diálogo, em fundamento e método, com a agenda pós-moderna. Nesse sentido, buscar-se-á debater a materialidade deste processo e as contradições essenciais que compõem o lugar da Educação do Campo, como constructo coletivo originado dos movimentos sociais, em uma suposta construção de um projeto societal que tem seu caminho atual direcionado por certo ecletismo teórico que diverge substancialmente do conteúdo de classe. Também objetiva debater acerca do potencial do ensino de História no contexto da Educação do Campo como uma das formas de superação da agenda pós-moderna a partir da produção de uma narrativa histórica contra-hegemônica capaz de aglutinar a memória dos grupos postos à margem da História oficial.

Palavras-chave: Educação do Campo; Epistemologia; Pós-modernidade; Ensino de História.

 

ABSTRACT: The presente article aims to discuss the education field as an epistemological paradigma that has introduced in contemporaneity, certain detachment from the marxism roots, on the same extent which intensifies the dialog in footing and method, as a Postmodern agenda. Likewise, must be sought to debate materiality of this process and the main contradictions that compose the position of the Field Education, as collective constructo originated from the social movements, in a supposed construction of a social project that has its current way directed for certain theoretical eclecticism that substantially diverges from the class content.  Also aims to debate regarding the teaching of History potential on the context of education Field as one of the overcoming ways of the postmodern agenda from the production of a historical against-hegemony narrative capable of agglutinate the memory of the groups located on the official history shore.

Keywords: Field Education; Epistemology; Postmodernity; Teaching of History.

Biografia do Autor

Jeane Carla Oliveira de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão e professora de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Campus Alcântara.

Rita Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão e professora de Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Campus Maracanã.

Vinícius Pereira Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão e professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Campus Maracanã.

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Publicado

2015-12-27

Edição

Seção

Artigos