Docência compartilhada: estratégia didática para a educação de adolescentes, jovens e adultos do município de Goiânia (GO)
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1520Abstract
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de educação amparada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96 – LDB), há muito, vem sendo negligenciada em sua elaboração, visto que não é privilegiada de políticas públicas educacionais brasileiras. São notórios, nas características desta modalidade, aspectos pedagógicos específicos, para que o sujeito trabalhador alcance um aprendizado significativo durante sua estada na escola. Para isso é importante que os professores estejam preparados para situações pedagógicas nunca antes vivenciadas, com formação específica para esse público. Faz-se necessário, também, que o professor adote posturas e práticas pedagógicas capazes de proporcionar esse aprendizado. O presente artigo relata uma experiência pedagógica possível para os sujeitos da EJA, a docência compartilhada. Nessa proposta, dois professores compartilharam seus planejamentos e conteúdos, proporcionando uma (re)significação de suas práticas pedagógicas, viabilizando a inclusão dos alunos da EJA. As áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas direcionaram uma pedagogia diferenciada, demonstrando as possibilidades de se alcançar um aprendizado significativo na EJA, em uma escola municipal de Goiânia.
Palavras-chave: EJA; Docência compartilhada; Pedagogia diferenciada; Experiência didática.
ABSTRACT: The Youth and Adult Education (EJA), type of education supported by the Law of Guidelines and Bases of National Education (Law 9394/96 - LDB) long, has been neglected in its preparation, as it is not privileged public policy Brazilian educational. Are notorious, the characteristics of this type, specific pedagogical aspects, so that the subject worker reach a significant learning during their stay at school. For this it is important that teachers are prepared for teaching situations never before experienced, specially trained for this audience. It is necessary also that the teacher adopt attitudes and teaching practices to provide this learning. This article reports a possible educational experience for the subjects of the EJA, shared teaching. In this proposal, two teachers shared their plans and content, providing (re) signification of their teaching practices, enabling the inclusion of adult education students. Areas of Natural Sciences and Humanities directed a differentiated pedagogy, demonstrating the possibilities of achieving a significant learning in adult education in a municipal school in Goiânia.
Keywords: Adult education; Shared teaching; Differentiated learning; Teaching experience.
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