Inclusão e emancipação subjetiva, social e cultural de pessoas com deficiência: reflexões à luz das contribuições de Paulo Freire

Authors

  • Luciana Stoppa dos Santos UFSCar e Associação Síindrome de Down de Ribeirão Preto - Ribodwn.
  • Ana Claudia Alves Legore Associação Síindrome de Down de Ribeirão Preto - Ribodwn.

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1687

Abstract

O presente artigo se dedica a lançar algumas reflexões sobre o pensamento de Paulo Freire, suas contribuições relativas à importância da educação para o processo de libertação e emancipação dos oprimidos e a relação destes princípios éticos, políticos e educativos no que tange a educação de pessoas com Deficiência. Partimos do princípio de que um sujeito com Deficiência experimentou e ainda experimenta histórias de exclusão, humilhação e opressão e refletimos sobre como as políticas públicas nos diferentes campos não tem conseguido efetivamente garantir seu protagonismo e inclusão social. No campo da Educação, apontamos a garantia deste direito como aspecto fundamental para a tomada de consciência sobre a condição que vivencia no mundo e para a construção de um discurso próprio que possa pautar suas demandas e efetivamente transformar sua realidade. Por fim, propomos uma aproximação entre as ideias de Paulo Freire e Miguel Lopes Melero, pesquisador espanhol que se dedicou a lutar pela desconstrução de preconceitos acerca das pessoas com deficiência e suas potencialidades, elaborando um importante referencial teórico para ampliar a reflexão sobre a construção da autonomia pessoal, social e moral destes sujeitos.

Palavras-chave: Paulo Freire; Emancipação; Deficiência.

 

ABSTRACT: This article aims at introducing some reflections concerning Paulo Freire's thoughts besides his contributions not only relating to the importance of education based on the process of liberation and emancipation of the opressed but also   the relation of etical,political and educative principles regarding the education of the deficient people. First of all, it is of pivotal importance to highligh that when a deficient person lives an exclusion, humiliation and opressive situation the public pulitcs in all over the fileds ,as we concern, are not able to guarantee eficientally the social inclusion. On the education field, we assure the guarantee of this social right as a fundamental aspect to develop the awareness of all the demands of a self-speech, then to transform the reality. Overall, we suggest an approximation between the ideas of Paulo Freire and Miguel Lopes Meleiro, a spanish researcher who devoted oneself to fight for the descontribution of the  prejudice over people with deficiency and their potentials, thus perfecting an important teorical referencial to amplify a refletion based on their contraction both personal, social and moral self-government

Keywords: Paulo Freire; Emancipation; Deficiency.

Author Biographies

Luciana Stoppa dos Santos, UFSCar e Associação Síindrome de Down de Ribeirão Preto - Ribodwn.

Psicóloga Escolar e Educacional, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua na coordenação de projetos de inclusão escolar e social de crianças e adolescentes com deficiência.

Ana Claudia Alves Legore, Associação Síindrome de Down de Ribeirão Preto - Ribodwn.

Pedagoga com vasta experiência em práticas pedagógicas inclusivas. Professora do ensino regular e coordenadora de projetos na Associação Sindrome de Down de Ribeirão Preto

Published

2016-07-27

Issue

Section

Artigos