O protagonismo e o planejamento diário de professores da educação infantil / The protagonism and the daily planning of teachers of child education
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.2555Abstract
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve por objetivo investigar como professores da Educação Infantil evidenciam, em seu planejamento diário, práticas de ensino que possibilitam o Protagonismo Infantil de crianças da faixa etária de 4 a 5 anos de idade. Para maior compreensão do conceito de “Protagonismo infantil”, realizamos uma revisão bibliográfica com destaque das ideias de autores como Silva (2011), Costa (2007), Moss (2009), Malaguzzi (1999), Edwards, Gandini e Forman (1999), a fim de refletir sobre as práticas educacionais desenvolvidas em uma escola da rede pública de ensino de um município do Vale do Taquari/RS. Foi possível constatar, através deste estudo, que a proposta pedagógica da escola investigada dá ênfase ao Protagonismo Infantil das crianças, uma vez que os projetos que norteiam os planejamentos emergentes dos professores surgem a partir das diferentes manifestações apresentadas pelas crianças através de situações lúdicas. O planejamento flexível dos professores é decorrente de documentações pedagógicas que eles realizam diariamente, permeado pela escuta sensível. E a estratégia de ensino utilizada pelos professores como estimuladores do Protagonismo Infantil é a organização de espaços pedagógicos dentro das salas de aulas.
Palavras-chave: Educação infantil; Protagonismo infantil; Planejamento emergente; Estratégias de ensino.
ABSTRACT: This qualitative approach research aimed to investigate how teachers of Early Childhood Education evidenced, in their daily planning, teaching practices that made possible the Children's Protagonism of children who are 4 to 5 years old. For a better understanding of the concept of “Children’s Protagonism”, a bibliographical review was carried out in which the ideas of authors such as Silva (2011), Costa (2007), Moss (2009), Malaguzzi (1999), Edwards, Gandini and Forman (1999) were highlighted to ponder on the educational practices developed in a public school of a town in the Taquari Valley in Rio Grande do Sul. It was possible to verify, through this study, that the pedagogical proposal of the investigated school emphasizes children's protagonism, since the projects that guide the teachers’ emergent planning arise from different manifestations expressed by children through playful situations. The flexible planning of teachers is due to the pedagogical documentation they carry out daily, permeated by sensitive listening. And the teaching strategy used by teachers as stimulators of the Child Protagonism is the organization of pedagogical spaces within the classrooms.
Keywords: Early childhood education; Children protagonism; Emerging planning; Teaching strategies.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).