Escolas itinerantes do Paraná: paisagem, latifúndio e complexos de estudo / Itinerant schools of Paraná: landscape, latifundio...

Authors

  • Línlya Sachs
  • Larissa Gehrinh Borges

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2738

Abstract

Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão acerca da proposta curricular das escolas itinerantes do Paraná e como ela se efetiva (ou não) no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi (localizado no distrito de Lerroville, município de Londrina), mais especificamente, em aulas de matemática. Para isso, contextualizamos historicamente a disputa pela terra no estado e a criação dessas escolas em acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A proposta curricular dessas escolas baseia-se na obra de Pistrak a respeito da Escola-Comuna da União Soviética e está organizada a partir de complexos de estudo, desenvolvidos com porções da realidade, que articulam diversas disciplinas. Com base na realidade vivenciada na escola – registrada em um diário de pesquisa e em gravações de áudio de aulas de matemática – e no complexo de estudo referente à porção da realidade “Produção de Alimentos”, descrito no documento que norteia as práticas pedagógicas dessas escolas, apresentamos algumas ideias para o trabalho em aulas de matemática, abordando as produções dos familiares e discutindo a produção agroecológica e o uso de agrotóxicos.

Palavras-chave: Educação Matemática; Educação do Campo; Complexos de estudo; Escolas itinerantes.

 

ABSTRACT: This paper aims to present a discussion about the curricular proposal of the itinerant schools of Paraná and how it is effective (or not) in the State College Maria Aparecida Rosignol Franciosi (it is in Lerroville district in the city of Londrina), more specifically, in mathematics classes. For this, we contextualize historically the dispute for the land in the state of Paraná and the creation of these schools. The curriculum proposal for these schools is based on Pistrak's work on the Soviet Union School-Commune. Based on the reality experienced at school – recorded in a research diary and audio recordings of math classes – and on the complex theme related to the portion of reality "Food Production" described in the document that guides the pedagogical practices of these schools, we present some ideas for the work in mathematics classes, approaching the family members' productions and discussing the agroecological production and the use of pesticides.

Keywords: Mathematics Education; Rural Education; Complex method; Itinerant schools.

Published

2018-07-31