Modelagem matemática na educação do campo: visibilidade de saberes locais / Mathematical modeling in rural education: visibility of local knowledge

Authors

  • Maria Carolina Machado Magnus Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2850

Abstract

O presente artigo tem por objetivo dar visibilidade a uma das formas que uma agricultora que vive no/do campo, no sul do Estado de Santa Catarina, lida matematicamente com o mundo, a partir de uma atividade de Modelagem Matemática, e, posteriormente, mostrar outra possibilidade de lidar com a situação, a partir das lentes da Matemática Escolar. Para tanto, conversei com uma agricultora sobre uma de suas práticas para o desenvolvimento da nossa atividade, que teve por objetivo analisar se “vale a pena criar galinhas para o consumo?”. O relato da atividade de Modelagem Matemática, a partir dos saberes locais, dão visibilidade às singularidades do campo e mostram que a escola não é o único espaço educativo. Ainda, ao olhar para as práticas dos sujeitos do campo, e entendê-las a partir de suas formas de lidar matematicamente com o mundo, evidencia a existência de diferentes racionalidades matemáticas, que estão, intrinsecamente, ligadas à cultura de cada povo.

Palavras-chave: Modelagem Matemática na Educação do Campo; Saberes Locais. Matemática Escolar; Sujeitos do Campo; Racionalidades Matemáticas.

 

ABSTRACT: The objective of the present study was to promote visibility to one of the ways in which a farmer who lives in/from a rural area, in the southern state of Santa Catarina, deals mathematically with the world, using Mathematical Modeling. The study then aimed to show a possibility of dealing with the situation from the perspective of School Mathematics. In order to achieve this goal, the author talked to a farmer about one of the practices she employed to develop our activity, with the objective of assessing “is it worth breeding chicken for consumption?”. The Mathematical Modeling report, based on local knowledge, promotes visibility to the singularities of the rural area and shows that the school environment is not the only educational space available. In addition, analyzing practices of subjects from rural areas and understanding their way to mathematically deal with the world demonstrates the existence of various mathematical rationalities that are intrinsically linked to the culture of each people.

Keywords: Mathematical Modeling in Rural Education; Local Knowledge; Subjects from Rural Areas; Mathematical Rationalities.

Published

2018-07-31