As políticas educacionais e o ensino superior no Brasil: um olhar a partir da década de 1990 / Educational policies and higher education in Brazil: a look from the 1990s
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3158Abstract
No Brasil, as reformas educacionais implementadas a partir da década de 1990 orientadas por agências internacionais, principalmente pelo Banco Mundial, revelam-se como um modelo ultrapassado de práticas pedagógicas voltadas ao assistencialismo e ao preparo para o mercado de trabalho que pouco contribuem ao desenvolvimento da ciência. A disseminação de um consenso ideológico congruentes à dinâmica econômica internacional neoliberal aparece como pano de fundo dessas políticas, cuja a análise econômica tornou-se a principal metodologia para a definição de políticas educativas. O presente artigo busca apresentar a influência das orientações de organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras voltadas ao ensino superior, em um contexto de políticas neoliberais, que se perpetuam na contemporaneidade. Percebe-se por meio deste estudo que apesar das mudanças políticas e econômicas ocorridas em nosso país desde a década de 1990, as políticas educacionais estabelecidas nunca romperam com a agenda imposta pelo capital internacional.
Palavras-chave: Políticas educacionais; Ensino superior; Neoliberalismo.
ABSTRACT: In Brazil, educational reforms implemented since the 1990s, guided by international agencies, especially the World Bank, revealed as an outdated model of pedagogical practices aimed at assisting and preparing for the labor market that contributes little to the development of science. The spread of a congruent ideological consensus for neoliberal international economics appears as the background of these policies, whose economic analysis has become the main method of defining educational policies. This paper presents the influence of the orientations of international organizations in the Brazilian educational policies directed to higher education, in a context of neoliberal policies that perpetuate the contemporaneity. See through this study that, despite the political and economic changes that have occurred in our country since the 1990s, how educational policies have never broken with an agenda imposed by international capital.
Keywords: Educational policies; University education; Neoliberalism.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).