Problematização das narrativas infantis sobre alimentação e meio ambiente nos anos iniciais do Ensino Fundamental / Problematization of child narratives about food and environment...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3308Abstract
O artigo discute as narrativas de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no que diz respeito à alimentação em uma sociedade que procura caminhos para se tornar mais sustentável. Foi utilizada a metodologia de investigação narrativa para a produção e análise das informações, como forma de entendermos como se estabelecem as relações e inter-relações dos sujeitos com o meio em que vivem. A análise das informações foi orientada pelo seguinte questionamento: Como as crianças estabelecem relações com a alimentação em uma sociedade que busca a sustentabilidade alimentar? Foram problematizados os conhecimentos das crianças com relação aos seus hábitos alimentares, bem como a produção e consumo dos alimentos. As crianças puderam expressar suas vivências e experiências, ao debaterem algumas de suas hipóteses na produção de novos entendimentos.
Palavras-chave: Alimentação; Educação ambiental; Sustentabilidade alimentar.
ABSTRACT: This paper discusses narratives of nourishment – in a society that searches for ways to be more sustainable – produced by children who attend the first grades in Elementary School. A methodology of narrative investigation was used for producing and analyzing data as a way of understanding how relations and interrelations between subjects and their environment are established. Data analysis was guided by the following question: how do children establish relations with nourishment in a society that searches for food sustainability? Children’s knowledge of their eating habits, besides food production and consumption, was problematized. Children could express their experiences when they debated some of their hypotheses and, thus, produced new knowledge.
Keywords: Food; Environmental education; Food sustainability.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).