A pesquisa como princípio educativo: um estudo na formação inicial em Pedagogia no município de Itapetinga (BA) / Research as an educational principle: a study in initial teacher education...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3322Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as considerações que os estudantes matriculados no sexto período do curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Campus Itapetinga/BA apresentam acerca da pesquisa como princípio educativo em sua formação inicial. Esta se configura como uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada a partir da utilização de entrevistas feitas com seis estudantes do curso de Pedagogia da UESB, integrantes e não integrantes de Grupos de Pesquisa (GP). Ficou evidente que todos os estudantes pesquisados sabem o que é pesquisa e estão cientes de sua contribuição para a formação inicial e o exercício da docência; que esta deve estar presente no curso de Pedagogia e na Universidade, integrando ensino-pesquisa-extensão; que a pesquisa deve permear todo o currículo do curso e a pesquisa como princípio educativo deve fazer parte do cotidiano da formação. Dessa forma, entendemos que há semelhanças e diferenças entre estudantes participantes e não participantes de GP, mas com uma maturidade maior do primeiro grupo. Ainda, que a pesquisa na formação inicial deve possibilitar a busca pela transformação do sujeito em um cidadão emancipado, prático, crítico e reflexivo frente à realidade e isso inclui a elaboração própria.
Palavras-chaves: Pesquisa; Princípio educativo; Formação inicial.
ABSTRACT: This research aimed to analyze the considerations that students enrolled in the sixth period of the Pedagogy course offered by the State University of Southwest Bahia (UESB)/Campus Itapetinga/BA present about research as an educational principle in their initial teacher education. This one is configured as a qualitative and exploratory research, carried out through the use of interviews with six students from the UESB Pedagogy course, members and non-members of Research Groups (RG). It was evident that all students surveyed know what research is and are aware of its contribution to initial education and practice of teaching; that it must be present in Pedagogy course and at University, integrating teaching-research-extension; that research should permeate the entire curriculum of the course and research as an educational principle should be part of everyday training. Thus, we understand that there are similarities and differences between participating and non-participating students, but with a higher maturity of the first group. Still, that research in initial teacher education must enable the search for the subject’s transformation into an emancipated, practical, critical and reflective citizen in the face of reality and this includes self-elaboration.
Keywords: Research; Educational principle; Initial teacher education.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).