Modelo de competências docentes para a formação do professor em História / Model of teacher competences for the education of history teachers
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3862Abstract
A insuficiente compreensão das relações causais, temporais e espaciais na aprendizagem da História pelos alunos nas escolas do II ciclo do ensino secundário na província do Cuanza Sul - Angola e sua relação com o modo de atuação dos docentes, levaram a investigar sobre o processo de formação dos profissionais através do Projecto de investigação: A formação de competências profissionais de professores de História do Departamento de Ciências Sócias do ISCED do Cuanza Sul, Angola. O artigo tem como objectivo compartilhar uma reflexão da necessidade de melhorar a formação do professor de História através da formação por competências, comprovado de maneira parcial com a introdução deste enfoque na prática pedagógica dos estudantes. Foram utilizados os métodos de nível teórico; histórco-lógico, a modelação, indutivo-dedutivo e de nível empírico; a observação, o inquérito, a entrevista assim como os métodos estatísticos de tendência central como a média que permitiram descrever as transformações alcançadas. Como resultados apresenta-se no artigo uma síntese do diagnóstico do estado da formação das competências dos professores; atendendo ao diagnóstico e os estudos teóricos realizados. Sistematizou-se as competências a serem introduzidas no processo de formação profissional e se analisaram os impactos parciais na formação prática dos graduandos.
Palavras-chave: Competências docentes; Ensino de História em Angola; Modelo do profissional; Professor em História.
ABSTRACT: The insufficient comprehension of causal, temporal and spatial relationships in the learning of history by the students in secondary schools in the province of Cuanza Sul - Angola and its relationship with the way teachers act, led to investigate the formation process of professionals through the research project: The training of professional skills of History teachers of the Department of Social Sciences of ISCED Cuanza Sul, Angola. The article aims to share a reflection of the need to improve the training of History teachers through competences, proving partially with the introduction of this approach in students' pedagogical practice. In this study were used theoretical; history-logical, modeling, inductive-deductive and empirical methods; beside those were used observation, survey, interview as well as the statistical methods of central tendency as the average that allowed to describe the transformations reached. As results, the article presents a synthesis of the diagnosis of the state of teacher training; taking into account the diagnosis and the theoretical studies carried out. The competences to be introduced in the vocational training process were systematized and the partial impacts on the practical training of undergraduates were analyzed.
Keywords: Teaching skills; History teaching in Angola; Professional model; History Teacher.
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