Os discursos de graduandos africanos bordados em arpilleras em Angola: um processo de (re)conhecimento, reflexão e resistência / The speeches of African undergraduate students embroidered in arpilleras in Angola...

Authors

  • Anelize Queiroz Amaral UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3866

Abstract

Este artigo é um encaminhamento após a participação no 4° Seminário de Formação de Professores Angola – Brasil como integrante da mesa redonda “Leitura, escrita e constituição de sujeitos” e realização da oficina “Educação Ambiental na busca de discursos de resistência”, tais ações possibilitaram a construção de Arpilleras, as quais foram construídas por graduandos das diversas áreas do conhecimento do Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe - Angola (ISCED), província do Cuanza Sul, Universidade Katyavala Bwila. A construção das Arpilleras com os graduandos teve como objetivo explorar significados e mobilizar possíveis sentidos passíveis de serem construídos referentes à temática ambiental e Educação Ambiental. Percebe-se que existe nesse lugar uma necessidade de repensar as formas como a sociedade se relaciona com a natureza, pois o atual modelo de relação não apresenta o entendimento de uma relação indissociável e que a cada dia reflete na saúde, bem-estar e qualidade de vida de cada um deles. Tal relação não leva em consideração a necessidade de um posicionamento perante as instituições públicas para um melhor manejo dos resíduos, o que acaba provocando diversas doenças relacionadas aos resíduos a céu aberto atraindo diversos vetores e acumulando água o que aumenta os casos de Malária e Febre Amarela que são as principais causas de morte na Angola. Além disso, é evidente que cuidados relacionados à água precisam ser repensados, dentre diversas outras situações que serão destacadas nesse artigo por meio da Análise do Discurso dessas Arpilleras.

Palavras-chave: Relação sociedade-natureza; Temática Ambiental; Discurso.

 

ABSTRACT: This article is a follow up after the participation in the 4th Training Seminar of Teachers Angola - Brazil as part of the round debate table "Reading, writing and constitution of subjects" and holding the workshop "Environmental Education in search of resistance speeches", such actions enabled the construction of Arpilleras, which were built by graduates of the various areas of knowledge of the Higher Institute of Education Sciences of Sumbe - Angola (ISCED), Cuanza Sul province, Katyavala Bwila University. The construction of the Arpilleras with the undergraduate students had the purpose of exploring meanings and mobilizing possible constructible meanings related to environmental and Environmental Education. It is perceived that there is in this place a need to rethink the ways in which society relates to nature, since the current model of relationship does not allow the understanding of an inseparable relationship and that every day reflects on health, well-being and quality life of each of them. This relationship does not take into account the need for a position before public institutions for better waste management, which leads to several diseases related to open waste attracting various vectors and accumulating water which increases the cases of Malaria and Yellow Fever which are the main causes of death in Angola. In addition, it is evident that water-related care needs to be rethought, among several other situations that will be highlighted in this article through Discourse Analysis of these Burlap.

Keywords: Relationship between society and nature; Environmental theme; Speech.

Published

2019-07-27