Ações desenvolvidas pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS) em conjunto com as universidades brasileiras parceiras / Actions developed by the Higher Institute of Educational Sciences of Cuanza Sul...

Authors

  • Lourenço Lino de Sousa Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul
  • Amélia Jesus Oliveira Freire Sakongo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul
  • Miguel Casimiro António Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3875

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar ações desenvolvidas pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul (ISCED CS), Unidade Orgânica da Universidade Katyavala Bwila (UKB), em conjunto com as Universidades Brasileiras Parceiras. A instituição emana do então “pólo universitário do Cuanza Sul” dependente da Universidade Agostinho Neto, tendo na altura iniciado com 107 estudantes e hoje alberga 2.262 estudantes de graduação (licenciatura) e 134 de pós-graduação (mestrandos). Ministra os cursos de graduação em Ensino da Psicologia, Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Química e Sociologia. Tem ainda aprovados para o arranque breve os cursos de Ensino da Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Física. No que concerne à pós-graduação, a Instituição ministra três mestrados: Mestrado em Educação Pré – Escolar, Mestrado em Ensino Primário e Mestrado em Ciências da Educação com especialização em Ensino da Matemática, História, Geografia e Língua Portuguesa. A Instituição tem tirado bom proveito dos convênios com as Universidades do Brasil, o que tem contribuído muito na produção e divulgação do conhecimento. Entre as ações desenvolvidas podemos destacar o seminário de formação de professores Angola – Brasil (organizado anualmente desde 2016), a lecionação de disciplinas nos mestrados, a elaboração e participação em projetos de investigação e ainda a viabilização de publicação de artigos e/ou trabalhos científicos em revistas destas universidades. Podemos aferir que os convênios para o ISCED CS têm trazido grandes benefícios sobretudo na produção, difusão e socialização do conhecimento para o aprimoramento curricular e buscando a melhoria da qualidade da instituição.

Palavras-chave: Ações Formativas; Convénios; Seminário; ISCED-CS.

 

ABSTRACT: The present work aims to present actions developed by the Higher Institute of Educational Sciences of the Southern Cuanza (ISCED CS), Unit of Katyavala Bwila University (UKB), together with the Brazilian Universities Partners. The institution emanates from the University Center of Cuanza Sul, which was dependent of the Agostinho Neto University. At that time, it started with 107 students and now there are 2,262 undergraduate students and 134 postgraduate students. ISCED CS has seven (7) undergraduate courses: Teaching Psychology, Pedagogy, History, Geography, Mathematics, Chemistry and Sociology. It also has approved the undergraduate courses in Teaching of: Portuguese Language, English Language and Physics it might start soon. In terms of postgraduate studies, the Institution teaches three master's degrees: Master's Degree in Pre-School Education, Master's Degree in Primary Education and Master's Degree in Educational Sciences with specialization in Mathematics, History, Geography and Portuguese Language. The Institution has taken advantage of the agreements with the Universities of Brazil, which has contributed greatly in the production and dissemination of knowledge. Among the activities carried out we can highlight the seminar of teacher training Angola - Brazil (organized annually since 2016), the teaching of subjects in the masters programs, the elaboration and participation in research projects and also the feasibility of publishing scientific articles and/or works in magazines of these universities. We can verify that the agreements for ISCED CS have brought great benefits mainly in the socialization of knowledge for curricular and institutional improvement.

Keywords: Formative actions; Agreements; Seminar; ISCED-CS.

Published

2019-07-27