Paulo Freire e a educação popular: elementos de (des)colonialidade na experiência do CFES/Sul / Paulo Freire and popular education...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i1.4020Abstract
O artigo, em caráter de ensaio, tem como objetivo teorizar sobre aspectos teórico-metodológicos da Educação Popular e suas implicações em diferentes contextos escolares e não escolares, bem como buscar convergências com o pensamento pedagógico (des)colonial enfatizando a contribuição freireana. Como exemplificação estabelece-se uma relação com a Economia Solidária, especificamente, a experiência educativa desenvolvida com o Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária – Região Sul do Brasil – CFES/Sul. Como resultados, conclui-se que a Educação Popular tem sua potencialidade na alternatividade que necessita ser constantemente (re)construída em seus sentidos frente a cada contexto, com constante redefinição de seu projeto de transformação. Os processos pedagógicos desenvolvidos no programa de Formação do CFES focaram no exercício de processos participativos autogestionários. As relações de poder que se estabeleceram foram identificadas por meio de tipologias que mostraram convergências e tensionamentos entre Educação Popular e (des)colonialidade. O estudo tem mostrado que uma pedagogia descolonial se coloca, ainda, como um dos desafios a ser incorporado nos espaços de Educação Popular, neste caso, da Economia Solidária.
Palavras-chave: Educação Popular; (Des)colonialidade; Pesquisa e Educação; Economia Solidária.
ABSTRACT: The article, as an essay, aims to theorize about theoretical and methodological aspects of Popular Education and its implications in different school and non-school contexts, as well as to seek convergences with (de)colonial pedagogical thinking emphasizing Freire's contribution. As an example, a relationship with the Solidarity Economy is established, specifically, with the educational experience developed with the Education and Support Center for Technical Assistance in Solidarity Economy - Southern Brazil - CFES/South. As a result, it is concluded that Popular Education has its potential in alternativity that needs to be constantly (re)constructed in its senses in relation to each context, with a constant redefinition of its transformation project. The pedagogical processes developed in the CFES education program focused on the exercise of self-managed participatory processes. The power relations that were established were identified through typologies that showed convergences and tensions between Popular Education and (de)coloniality. The study has shown that a decolonial pedagogy is still one of the challenges to be incorporated in the spaces of Popular Education, in this case, of Solidarity Economy.
Keywords: Popular Education; (De)coloniality; Research and education; Solidarity Economy.
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