Experiências teórico-práticas

Authors

  • Orlando Fals Borda Universidade Nacional da Colômbia

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i3.5010

Abstract

O presente artigo é uma intervenção do sociólogo colombiano Orlando Fals Borda publicada na coletânea Participación popular: retos del futuro (ICFES, IEPRI, Colciencias, 1998). A coletânea é uma reunião de textos de intelectuais e pesquisadores que participaram do Congresso Mundial de Convergencia Participativa en Conocimiento, Espacio y Tiempo, ocorrido em 1997 em Cartagena de Indias (Colômbia). Na ocasião, além de Fals Borda, participaram nomes como Immanuel Wallerstein, Agnes Heller, Manfred Max-Neef, Paulo Freire e Fernando Henrique Cardoso. A retomada da proposta sociológica de Fals Borda em nossa coletânea é oportuna, na medida em que a reflexão sobre educação popular na América Latina implica também uma perspectiva de intervenção (expressa pela proposta da pesquisa-ação participativa de Fals Borda) junto às profundas assimetrias do continente, considerando perspectivas de mudança social que sintetizam os eixos para políticas de desenvolvimento socioeconômico e a participação política. Além disso, o presente texto oferece aportes metodológicos sugestivos para as diversas modalidades de pesquisa-ação participativa caras à educação popular.

Palavras-chave: Mudança social; Educação popular; Participação; Democracia.

 

ABSTRACT: This article is an intervention carried out by Colombian sociologist Orlando Fals Borda and was published in the volume Participación popular: retos del futuro (ICFES, IEPRI, Colciencias, 1998). The volume collects many papers from intellectuals and researchers who participated at the World Congress of Participative Convergence in Knowledge, Space and Time, which took place in 1997 in Cartagena de Indias (Colombia). Besides Fals Borda, the seminar counted on people like Immanuel Wallerstein, Agnes Heller, Manfred Max-Neef, Paulo Freire and Fernando Henrique Cardoso. The presence of the sociological approach of Fals Borda in our issue is timely, since the reflection on popular education in Latin America entails a perspective for intervention (expressed in the Fals Borda’s participative action-research) in relation to the social asymmetries of our continent. The article synthesizes a view on prospects for social change and also discusses the main axes for a set of policy of socioeconomic development and political participation. The contribution also offers a comprehensive methodological tool for the many modes of participative action-research that are useful for popular education.

Keywords: Social change; Popular education; Participation; Democracy.

Published

2020-12-01