A pesquisa em educação popular e a construção da identidade do educador emocional
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i3.5100Abstract
O artigo apresenta uma discussão sobre a identidade do educador emocional a partir da perspectiva da educação popular. É delineado o campo da educação popular como um espaço de resistência e emancipação, voltado para a criação coletiva de novas e melhores formas de se viver socialmente. Nesses termos, a educação popular é tecida pelos saberes populares, que formam sujeitos participativos que tomam para si a responsabilidade de transformar a sociedade. O estudo é do tipo bibliográfico e resgata a abordagem sociológica interacionista de Herbert Blumer e a contribuição de Antônio Cândido como fontes inspiradoras para a organização teórica e metodológica da pesquisa em educação popular, notadamente no que se refere ao respeito à empiria, a atenção à produção de significados e a postura ética e comprometida. Considerando estudos sobre a identidade docente, conclui-se que o ser docente, na perspectiva da educação popular, corresponde a uma forma de ser e estar no mundo com um olhar atento e libertador para as interações sociais, construindo-se existencialmente, em termos cognitivos e emocionais, rumo a processos emancipatórios.
Palavras-chave: Educação popular; Identidade; Educação emocional; Pesquisa qualitativa.
ABSTRACT: The article presents a discussion on the identity of the emotional educator from the perspective of popular education. The field of popular education is outlined as a space of resistance and emancipation, aimed at the collective creation of new and better ways of living socially. In these terms, popular education is woven by popular knowledge, which forms participatory subjects who take responsibility for transforming society. The study is of the bibliographic type and rescues the interactionist sociological approach of Herbert Blumer and the contribution of Antônio Cândido as inspiring sources for the theoretical and methodological organization of research in popular education, notably with regard to respect for empirical, attention to production meanings and an ethical and committed posture. Considering studies on teaching identity, it is concluded that being a teacher, in the perspective of popular education, corresponds to a way of being and being in the world with an attentive and liberating look at social interactions, building existentially, in cognitive terms and emotional, towards emancipatory processes.
Keywords: Popular education; Identity; Emotional education; Qualitative research.
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