Escrevivência: um olhar decolonial com recorte de gênero a partir da educação de jovens, adultos e idosos
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5273Abstract
Para este texto trazemos o conceito de colonialidade do grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), de pedagogia decolonial cunhada por Catherine Walsh, e de feminismo negro e feminismos decoloniais, considerando tais discussões para a Educação em Ciências em um grupo de estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos como parte de uma pesquisa de mestrado. Como inspiração metodológica condizente com a perspectiva teórica nos baseamos na autora Conceição Evaristo a partir de seu conceito de escrevivência que por meio de subjetividades revela traços coletivos. Refletindo sobre a colonialidade de gênero discutida nos feminismos decoloniais percebemos que as escrevivências revelam dores, angústias e estratégias de resistência que nos levaram a pensar nas condições de ser mulher em uma sociedade sexista.
Palavras-chave: Escrevivência. Decolonialidade. EJA. Gênero.
Abstract: In this paper we approach the concept of coloniality of the Modernity / Coloniality group and the Decolonial Pedagogy coined by Catherine Walsh to discuss Science Education. The methodology of the article is based on the author Conceição Evaristo based on her concept of clerk, fostering discussions about the authorship of a group of students of Youth and Adult Education. The registries were part of a set of workshops carried out as part of a master's research. From the registries carried out by this group, we selected texts by women who wrote about their lives in order to reveal their pains and anguishes regarding the men who went through their lives. These reports were analyzed in order to address the colonialities and gender issues intrinsic to women.
Keywords: Escrevivência. Decoloniality. EJA (youth, adult and elderly education). Genre.
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