Educação decolonial: uma pauta emergente para o ensino de Ciências e Matemática

Authors

  • Bruna Pontes da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Julio Omar da Silva Lourenço Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i1.5357

Abstract

O presente trabalho visa promover uma discussão acerca da relevância e emergência da pauta decolonial no âmbito do ensino de ciências e da matemática para o fomento da ideia de uma pluridiversidade e formação de uma sociedade atenta aos dilemas promovidos pelos processos históricos de colonização.. O campo de pesquisa em educação em ciências e matemática vem sinalizando nesses últimos anos uma intensa aproximação dos referenciais oriundos dos estudos decoloniais. Desse modo, este trabalho apresentará uma revisão bibliográfica preliminar que discutirá alguns pressupostos teóricos daquilo que se considera uma pauta decolonial, em caráter introdutório. Em seguida serão apresentados os resultados preliminares de duas pesquisas exploratórias no âmbito do ensino de ciências e da matemática para, a partir destes, promover uma reflexão sobre a urgência da pauta decolonial nessas duas áreas de conhecimento, tão fundamentais no alicerce do desenvolvimento de qualquer sociedade que valoriza sua história e cultura.

Palavras-chave: Pauta decolonial. Decolonialidade. Ensino de Ciências. Ensino de Matemática

 

Abstract: The present work aims to promote a discussion about the offer and emergence of the decolonial agenda in the scope of science and mathematics teaching to promote the idea of a pluridiversity and the formation of a society attentive to the dilemmas promoted by the historical processes of colonization. The field research in science and mathematics education has signaled in recent years an intense approximation of the references from decolonial studies. In this way, this work will present a preliminary bibliographic review that will discuss some theoretical assumptions of what is considered a decolonial agenda, in an introductory character. Then, the preliminary results of two exploratory researches in the scope of science and mathematics teaching will be obtained in order to promote a reflection on the urgency of the decolonial agenda in these two areas of knowledge, so fundamental in the foundation of the development of society that values its history and culture.

Keywords: Decolonial thought. Decoloniality. Science teaching. Mathematics teaching.

Published

2021-06-25