Depreendendo uma metodologia de leitura de revistas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5976Abstract
Este trabalho tem o objetivo de apresentar como estratégias de leitura de textos publicados em revistas acadêmicas eletrônicas tem se aproximado da metodologia de leitura de revistas do tipo magazine. Para isso analisamos um corpus formado por artigos científicos recolhidos em periódicos on-line, nos quais seus autores abordam outras revistas científicas de modo semelhante aos modos que Barzotto (1998, p. 38-41), tinha verificado como modos de abordar revistas do tipo magazine. Nosso intuito é chamar a atenção para a necessidade de novas pesquisas a respeito dessa transposição de um modo de pesquisar magazines para a pesquisa em revistas científicas. A problematização que apontamos relaciona-se à atual importância atribuída às revistas científicas eletrônicas na constituição do conhecimento, fazendo com que as características do suporte em si, ou a qualidade construída para ele, se sobreponha à importância de seu conteúdo ou dos eventuais avanços teóricos que possa conter. Hipotetizamos que os procedimentos de leitura que têm se consolidado pressupõe um leitor acrítico, que deve confiar no autor e na publicidade das revistas acadêmicas. Desse modo, pretendemos chamar a atenção para a necessidade de se constituir na formação universitária uma preocupação constante com o acesso ao conhecimento por meio da leitura e compreensão dos mecanismos de construção da importância dos veículos que colocam esse conhecimento em circulação.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).