Escrever, autorizar e conhecer: uma análise da relação entre escrita, autoria e produção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5977Abstract
A análise das formas de produção de conhecimento escondem verdades que determinam os escritos acadêmicos. A forma chega a prevalecer sobre o conteúdo. Com isso, a produção tanto gera efeitos pela mera instituição da forma quanto esconde estratégias que inviabilizam o desenvolvimento e manifestação da autoria nos escritos. E, geralmente, o escondimento da autoria não se deve à objetividade do texto nem à neutralidade científica, mas às estratégias de anulação do autor. No ato de escrever, o emprego da terceira pessoa do plural e da forma acadêmica de citação e referenciação, não poucas vezes, visa esconder a autoria, mas não apenas isso. O problema torna-se notório à medida que o autor abdica da possibilidade de demarcar sua posição teórica por submissão às normas acadêmicas. Outro aspecto é aquele em que o autor não se deixa ver pela tentação de manter neutralidade ou objetividade científica. A questão que analisaremos, portanto, refere-se a alguns escritos de estudantes e à forma como os estudantes escondem-se por trás das citações para não se darem a conhecer na escrita. O corpus eleito tem “semelhanças de família” (repetições e diferenças) e por se tratar de um conjunto de artigos apresentados por estudantes dos períodos iniciais das licenciaturas da UFTM e, neste artigo, analisaremos um artigo que se tornou paradigmático por sua origem e organização temática. Nossa hipótese será demonstrar como o apagamento do sujeito não é responsabilidade do acadêmico, mas resultado da própria estrutura de produção de conhecimento.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).