Análise do discurso do outro em textos acadêmicos que versam sobre a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5987Abstract
O objetivo geral é descrever os mecanismos textuais utilizados na incorporação e analisar seus efeitos de sentido. Além disso, tencionamos contribuir com os processos de produção de conhecimento do campo da educação ambiental identificando e classificando diferentes modos de apropriação indevida com auxílio da perspectiva de discurso do Outro de Bakhtin (2002). Como aspecto metodológico, selecionamos textos acadêmicos de universidades públicas do período de 2012 a 2019, por meio das palavras-chave: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, Rio + 20. Como aparato teórico mobilizamos as concepções de Bakhtin (2002), Puh (2018), ao realizar uma análise de texto acadêmico na intenção de analisar o modo como o pesquisador se apropria do discurso do outro em um trabalho científico, com base em categorias taxonômicas de Cabe (2003), e as concepções teóricas de Pottier (1978). Verificamos que, por meio dos mecanismos linguísticos, a ação sobre a leitura dos conceitos teóricos é negada pelo pesquisador, bem como notamos que o pesquisador assume a condição que somente legitima o texto que lê, isentando-se de participar da reconstrução dos sentidos. Outro aspecto a ser destacado é a quantidade de textos copiados, as próprias ideias e o discurso estabelecido são distorcidos nas apropriações para tentar apresentar uma individualidade no que se propõe propagar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).