Construção da escrita academico-profissional: análise da textualidade de planos de ensino inclusivo de línguas produzidos por graduandos de Letras
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5988Abstract
Planos de ensino ou planos de aula são textos relativos ao domínio prático da docência. No contexto de formação de professores, a escrita de planos de ensino tem se constituído em atividade baseada em modelos de escrita acadêmica. No contexto atual em que a inclusão se impõe enquanto condição para recepção de alunos com necessidades especiais em sala de aula, o planejamento de aulas lança novos desafios para a formação de professores como a escrita de planos de ensino de apoio à inclusão escolar. O objetivo deste artigo foi refletir sobre a aquisição da escrita de planos de ensino por graduandos de Letras à luz dos conceitos de textualidade e coerência. Como metodologia, foram selecionados 2 planos escritos sem a utilização de um modelo prévio no contexto de uma disciplina eletiva intitulada “Ensino de línguas na perspectiva inclusiva”, oferecida de forma presencial para alunos dos semestres finais de um curso de Letras da UFTM. Os resultados mostram que apesar de apresentarem conhecimentos sobre elementos da estrutura composicional esperada para um plano de ensino/aula, houve problemas na coerência superestrutural, ou seja, as macrocategorias não foram retomadas no desenvolvimento do planejamento, ocasionando perdas na coerência temática relativa à inclusão. Conclui-se que as hipóteses apresentadas pelos graduandos a respeito do que seja planejamento inclusivo pode estar ligada não só a questões de falta de experiência de ensino inclusivo, mas também a questões de escrita acadêmica baseada em modelos convencionais de planos de ensino.
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