Territórios e contextos na educação em ciências intercultural: uma revisão descritiva

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7437

Abstract

A interculturalidade representa um verdadeiro diálogo entre universos culturais diferentes, em uma relação horizontal de aprendizagem mútua. Nesse sentido, a educação em ciências, em suas diferentes formas, pode ser pensada com essa perspectiva para destituir-se dos modelos hegemônicos focados no conteúdo. Com base nisso, decidimos conhecer com quais territórios, contextos e culturas vêm sendo pensada a educação em ciências intercultural. Realizamos uma revisão sistemática descritiva de dissertações publicadas de 2018 a 2022 utilizando o Catálogo de teses e dissertações da CAPES. Foram identificadas 18 dissertações relacionadas à temática. Identificamos que o território, suas culturas e contextos, são essenciais para os sujeitos e, consequentemente, necessárias para uma educação em ciências que busque dialogar com os indivíduos que participam dos momentos educativos.

Published

2024-05-15