O papel dos cursinhos populares nos acessos e mudanças de perspectivas de seus participantes

Autores/as

  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1430

Resumen

O presente texto tem o intuito de discutir o papel dos chamados cursinhos populares ou comunitários com relação aos aspectos dos mecanismos de acesso aos espaços e oportunidades assimilados pelos grupos sociais hegemônicos. Outro objetivo é a descrição das principais características desses grupos sociais de acordo as categorias de capital social, capital cultural e habitus criadas pelo sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002). Além de apresentar dados coletados sobre os diferentes grupos do Estado de São Paulo, tais como, nome, localização e instituição a queestão ligados; optou-se por discutir com maior profundidade as características identitárias de onze destes cursinhos, chamados nesse texto de núcleos. Essa escolha deu-se por conta dos registros de participação destes núcleos durante sete anos de encontros no evento chamado Fórum dos Cursinhos Populares de Ribeirão Preto e região, desde o ano de 2004. A discussão desses núcleos como espaços privilegiados na configuração de um capital social e de acesso ao capital cultural nas ociedade de classes converge em uma descrição ainda mais focada em dois desses núcleos por apresentarem características, metodologias e fundamentos que possibilitam conclusões sobre a importância desses espaços para a mudança de perspectiva na vida de trabalhadores que participam desses grupos.

Biografía del autor/a

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor colaborador, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Também é colaborador voluntário do Centro de Investigações de Metodologias Educacionais Alternativas Conexão (CIMEAC), associação sem fins lucrativos e de interesse público com enfoque em estudos sobre Educação Popular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e em metodologia de ensino de ciências/biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação ambiental, relações CTSA e uso dos temas controversos sociocientíficos no ensino de ciências/biologia. 

Publicado

2015-11-07

Número

Sección

Artigos