Uso de moedas de centavos de Real em uma discussão sobre densidade e empuxo
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v2i2.1444Resumen
Qual a importância da densidade em nosso cotidiano? E o empuxo? Muitos alunos já se fizeram estas e outras perguntas, principalmente quando estes conceitos são apresentados sem qualquer relação com a realidade cotidiana. Neste artigo apresentamos uma possibilidade de trabalho interdisciplinar com os temas acima a partir de um experimento simples que possibilita a medida da relação entre a massa e o volume de diferentes moedas do Real, dinheiro oficial do Brasil. A proposta aqui discutida foi realizada com um grupo de alunos de um curso preparatório popular da cidade de Ribeirão Preto (SP), o CIMEAC – Conexão, e pode ser reproduzida por educadores em qualquer ambiente escolar do Brasil, sem a necessidade de uso de um laboratório de ciências. A partir da determinação da densidade do material, determinados pela análise gráfica dos dados obtidos, pode-se introduzir em sala de aula uma discussão sobre os conceitos teóricos e as aplicações práticas da Densidade e do Empuxo, mostrando ao aluno sua importância na produção e utilização de materiais e artefatos presentes em seu dia a dia.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).