Licenciatura em Educação do Campo na UFTM: algumas experiências em tempo-escola e tempo-comunidade
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i2.1465Resumen
Neste texto, busca-se o relato reflexivo de algumas experiências vivenciadas nos espaços Tempo-Escola e Tempo-Comunidade do curso de Licenciatura em Educaçãodo Campo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tais experiências partem da proposta de se promover práticas de letramento baseadas na leitura e na escrita críticas da palavra e do mundo, de acordo com a proposta de Paulo Freire (2005). Para isso, propõe-se um percurso didático de produção de memórias das primeiras práticas de leitura e escrita dos educandos, associada a outras atividades que favorecem maior consciência das estratégias formais da escrita. Em Tempo-Comunidade, procura-se uma continuidade do percurso de leitura a partir da realidade da comunidade visitada. A aliança entre diferentes áreas de conhecimento, representadas pelos docentes, é uma tentativa de se lançar sobre os sujeitos, tempos e espaços e olhares diferentes, que podem, assim, contemplar a pluralidade do contexto encontrado.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).