A imaginação sociológica e a produção de saberes em comunidades rurais da região de Catalão-GO
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i1.1474Resumen
Este texto tem por objetivo desenvolver algumas reflexões a partir de uma atividade de formação, desenvolvida na disciplina "Sociologia e Educação do Campo" durante o tempo comunidade, com discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG, Catalão (GO). O intento foi provocar nos discentes o exercício da imaginação sociológica buscando estimular a apropriação e reelaboração dos conhecimentos; suscitar reflexões sobre a importância da sociologia para o trabalho docente; estimular a pesquisa e a busca pelo conhecimento local para a construção de novas pedagogias voltadas à realidade do campo. As reflexões apresentadas advêm de diálogos entre alguns autores estudados na disciplina, docente, e sujeitos entrevistados, cujas vozes se apresentam mediadas pelos discentes que conduziram os trabalhos de campo. Conclui-se que os discentes refletiram e compreenderam a importância de se buscar o diálogo com as pessoas mais velhas, de conhecer o mundo que os cerca, também a partir do olhar dessas pessoas, e não apenas dos livros. Compreenderam os movimentos sociais do campo a lutarem por reforma agrária e por uma educação libertadora.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).