EJA: Educação de jovens e adultos como política educacional inclusiva no Brasil

Autores/as

  • Eliana Cristina Rosa Universidade Nacional Lomas de Zamora - Buenos Aires (Argentina).

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1594

Resumen

Este trabalho discutiu a situação da educação de Jovens e Adultos no Brasil. Pretendeu verificar a educação de jovens e adultos, enquanto inclusiva, bem como identificar a acreditação como um dos aspectos relevantes para a melhoria da qualidade do ensino oferecido a comunidade. O estudo de abordagem qualitativa, exploratória, com pesquisa bibliográfica e documental. Dos resultados obtidos destacam-se: as políticas educacionais e documentos legais, garantem  a inclusão deste segmento populacional,  porém  não atendem plenamente as  demandas, visto os limitados investimentos financeiros, altos índices de evasão escolar,  provenientes de dificuldades sociais, econômicas e do fragmentado processo de ensino e aprendizagem. É necessário criar estratégias efetivas para o atendimento das demandas educacionais deste público. Concluiu-se que  trabalhar questões educacionais de jovens e adultos deve ser  uma das prioridades na agenda educacional  das esferas governamentais. O programa EJA se mostra expressivo no campo educacional e necessário em relação às políticas públicas no país. A avaliação e acreditação  do Programa  é uma das estratégias para a  melhoria da qualidade do ensino na busca por equiparar a educação.

Palavras-chave: EJA; Políticas Públicas; Inclusão; Acreditação.

 

ABSTRACT: This paper discussed the situation of the Youth and Adult Education in Brazil. He intended to check the adult education as inclusive as well as identify the accreditation as one of the important aspects to improve the quality of education offered to the community. The study of qualitative, exploratory approach, with bibliographical and documentary research. The results obtained are: educational and legal documents policies, ensure the inclusion of this population segment, but did not fully meet the demands, as the limited financial investment, high rates of school dropouts, from social problems, economic and fragmented process teaching and learning. You must create effective strategies to meet the educational demands of the public. It was concluded that work educational issues of young people and adults should be a priority in the educational agenda of government spheres. The EJA program shows significant and necessary in the educational field in relation to public policies in the country. The evaluation and accreditation of the program is one of the strategies to improve the quality of education in seeking to equate education.

Keywords: EJA; Public Policy; Inclusion; Accreditation.

Biografía del autor/a

Eliana Cristina Rosa, Universidade Nacional Lomas de Zamora - Buenos Aires (Argentina).

Graduada em Administração Pública pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Licenciatura em filosofia pela UNIFRAN-Universidade de Franca, Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Triângulo Mineiro, Pós Graduação em Docência e Gestão nos Ensinos Médio, Técnico e Superior, pela Universidade Candido Mendes, Cursando Mestrado em Educação-Universidade Lomas de Zamora/Buenos Aires, Servidora Pública - UFTM, Técnico Administrativo, (Residência Multiprofissional) e secretaria da REFACS/Revista da Residencia/UFTM, experiência voluntária e comunitária na área de administração e elaboração de projetos sociais, saúde publica, voluntaria em oficina de pais (CNJ-Parentalidade), cursando capacitação de mediadores.

Publicado

2016-07-12

Número

Sección

Artigos