Princípios da pedagogia relacional em duas regências do PIBID Letras/Espanhol da UFPR / Principles of relational pedagogy in two classes of UFPR PIBID/Spanish
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1683Resumen
Este artigo visa expor as tendências pedagógicas estipuladas pelo professor doutor Fernando Becker e aponta, com base na observação de duas regências aplicadas pelos bolsistas do PIBID Letras/Espanhol da UFPR como algumas características de uma delas, a pedagogia relacional, se manifestaram nas aulas em questão – ainda que os pressupostos teóricos de Becker não tenham sido estudados pelos bolsistas, eles estiveram presentes em muitos momentos dessas regências. Concluímos que a pedagogia relacional auxilia o professor de língua estrangeira ao proporcionar-lhe a possibilidade de ensinar os alunos com base em conhecimentos já adquiridos por eles.
Palavras-chave: PIBID; Regências; Pedagogia relacional.
ABSTRACT: This essay exposes the pedagogical tendencies explained by professor and doctor Fernando Becker and appoints, based on observations of two classes made by scholarships from UFPR PIBID Letras/Spanish, how some characteristics of one of them, the relational pedagogy, were present at these classes. It shows, based on observations of two classes made up of students from UFPR PIBID Letras/Spanish, how some characteristics of Relational Pedagogy were present. Even though Becker's writings weren't studied by the students, they still sometimes manifested his ideas in these classes. We concluded that Relational Pedagogy helps teachers of foreign languages when it provides them with the opportunity of teaching students based on their previous knowledge.
Keywords: PIBID; Clases; Relational pedagogy.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).