Reflexões sobre a Geografia escolar e a educação popular

Autores/as

  • Érico Lopes Pinheiro de Paula UFTM/USP/Unesp
  • Natália Messina UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1756

Resumen

Delineado a partir de um exercício de sala de aula aplicado a alunos de instituição particular urbana no município de Aracaju-SE, este ensaio abarca questões referentes aos instrumentos e às formas em que a avaliação se apresenta no cotidiano escolar. Conferindo ênfase a Geografia escolar, foi desenvolvido um panorama relacionado as tendências pedagógicas, inspirações filosóficas e práticas educativas desenvolvidas ao longo da história. Preceitos da Epistemologia Genética e da linguagem compõe os elementos que auxiliaram a compreensão da relação do desenvolvimento humano às praticas escolares. Ao final, enfatizamos que o contexto neoconservador-liberal pode limitar a ação e consciência sobre o processo de ensino – especialmente no que tange à educação popular – e, com os indícios encontrados, amplifica-se a necessidade do desenvolvimento de um trabalho contextualizado,reflexivo e crítico. Com a análise desenvolvida, deixamos sugerido que exercícios escolares como esse distanciam-se da efetiva educação popular, conforme referências nas quais acreditamos.

Palavras-chave: Epistemologia Genética; Ensino de Geografia; Educação Popular; Políticas Públicas em Educação; Ensino Fundamental.

 

ABSTRACT: Outlined from an exercise class applied to urban private school students in the city of Aracaju-SE, this paper covers issues relating to the instruments and the ways in which the evaluation is presented in everyday school life. An emphasis school Geography, developed an overview related pedagogical trends, philosophical inspirations and educational practices developed throughout history. Precepts of Genetic Epistemology and language make up the elements that helped the understanding of the relationship of human development to school practices. Finally, we emphasize that the neoconservadorliberal context can limit the action and awareness of the teaching process - especially with regard to public education - and thefound evidence, amplifies the need of developing a contextualized, reflective and critical work. With the developed analysis suggested that we leave school exercises such distancing is effective popular education, as references in which we believe.

Keywords: Genetic Epistemology; Geography Education; Popular Education; Public Policies in Education; Elementary School.

Publicado

2016-07-27

Número

Sección

Artigos