Práticas pedagógicas e obrigatoriedade de ensino nos primórdios do século XX: fundamento para análise das políticas públicas educacionais na contemporaneidade / Educational procedures and obligatoriness in the early 20th century
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1852Resumen
Com a instalação dos Grupos Escolares no Estado de Minas Gerais a partir da reforma educacional de 1906 instituída pelo governo João Pinheiro, surgiram novos enfrentamentos como a obrigatoriedade escolar. Com o intuito de se evitar a evasão escolar e garantir a frequência dos alunos foram criadas várias práticas pedagógicas. A partir dos escritos de Firmino da Costa Pereira, primeiro diretor do Grupo Escolar de Lavras, cidade do sul de Minas Gerais, procura-se por meio desse artigo, compreender como questões tão emblemáticas na contemporaneidade já se faziam presentes nos primórdios do século XX, analisando as estratégias que foram inventadas para garantir a presença dos alunos nos bancos escolares.
Palavras-chave: Grupo Escolar; Obrigatoriedade de ensino; Cultura escolar.
ABSTRACT: Upon the implementation of public school groups in the State of Minas Gerais, after the educational reformulation made by João Pinheiro's government in 1906, new confrontations appeared, such as educational obligatoriness. In order to avoid students' evasion from school and ensure their attendance to classes, several educational procedures were created. Based on the writings of Firmino da Costa Pereira, first principal to Grupo Escolar de Lavras, a city in the South of Minas Gerais, this paper aims at understanding how such complex and current questions were already an issue in the early 20th century, by analyzing the strategies that were created to ensure students would attend classes at school.
Keywords: Public School Groups; Educational Obligatoriness; School culture.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).