Práticas pedagógicas e obrigatoriedade de ensino nos primórdios do século XX: fundamento para análise das políticas públicas educacionais na contemporaneidade / Educational procedures and obligatoriness in the early 20th century

Autores/as

  • Jardel Costa Pereira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Unidade: Poços de Caldas MG.

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1852

Resumen

Com a instalação dos Grupos Escolares no Estado de Minas Gerais a partir da reforma educacional de 1906 instituída pelo governo João Pinheiro, surgiram novos enfrentamentos como a obrigatoriedade escolar. Com o intuito de se evitar a evasão escolar e garantir a frequência dos alunos foram criadas várias práticas pedagógicas. A partir dos escritos de Firmino da Costa Pereira, primeiro diretor do Grupo Escolar de Lavras, cidade do sul de Minas Gerais, procura-se por meio desse artigo, compreender como questões tão emblemáticas na contemporaneidade já se faziam presentes nos primórdios do século XX, analisando as estratégias que foram inventadas para garantir a presença dos alunos nos bancos escolares.

Palavras-chave: Grupo Escolar; Obrigatoriedade de ensino; Cultura escolar.

 

ABSTRACT: Upon the implementation of public school groups in the State of Minas Gerais, after the educational reformulation made by João Pinheiro's government in 1906, new confrontations appeared, such as educational obligatoriness. In order to avoid students' evasion from school and ensure their attendance to classes, several educational procedures were created. Based on the writings of Firmino da Costa Pereira, first principal to Grupo Escolar de Lavras, a city in the South of Minas Gerais, this paper aims at understanding how such complex and current questions were already an issue in the early 20th century, by analyzing the strategies that were created to ensure students would attend classes at school.

Keywords: Public School Groups; Educational Obligatoriness; School culture.

Biografía del autor/a

Jardel Costa Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Unidade: Poços de Caldas MG.

Possui graduação em Filosofia com habilitação em História pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Geremário Dantas - SFNSC; especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea no Brasil pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ;  mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP.  Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Escolares, Filosofia e Práticas Pedagógicas; História da Educação Brasileira (séculos XIX e XX); Cultura Escolar; Educação; Educação, gênero e formação de professores; Aprendizagem, pensamento filosófico e atuação dos Intelectuais da Educação. Realizou o doutorado-sanduíche na Universidade Loyola de Chicago USA, sob a co-orientação do Professor Dr. Noah Sob. É membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas de História e Educação (GIEPHE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação (GEPHE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é também pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Atua como professor universitário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Poços de Caldas MG.

Publicado

2017-01-05

Número

Sección

Artigos