Vozes ameríndias na universidade pública inclusiva / Amerindian voices in inclusive public university
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1923Resumen
A lei de cotas é um marco rumo à universidade pública inclusiva. Todavia, seu modelo pode não contemplar especificidades culturais. O objetivo deste trabalho é apresentar vozes indígenas sobre o assunto. Visa-se dar ouvidos às comunidades e lideranças indígenas no acompanhamento dessa política. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, própria à etnopsicologia, que consistiu em explicitar comparações implícitas entre as culturas ameríndias e a ocidental. Analisaram-se as falas de palestrantes indígenas nas três edições do Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI). Os resultados mostram que acessar o ensino superior é uma estratégia política e que o território é o principal articulador conceitual. A universidade é vivida de modo peculiar, sem necessariamente corresponder aos moldes da formação ocidental. Os contrastes epistemológicos, pedagógicos e ontológicos por eles evidenciados sustentam propostas em direção à intercientificidade e à interculturalidade (CAPES).
Palavras-chave: indígenas, políticas de ações afirmativas, ensino superior, etnopsicologia.
ABSTRACT: The Quota Law is a milestone towards inclusive public university. However, this model may not contemplate cultural specificities. This paper aims to present Amerindian voices about this subject by listening to communities and indigenous leaders in monitoring this policy. We used a qualitative approach specific to Ethnopsychology methodology which consists of explicit implicit comparisons between the Amerindian cultures and Western cultures. The speeches of indigenous speakers in the three editions of the National Indigenous Students Meeting were analyzed. The results show that the access to higher education is a political strategy and that the territory is the main conceptual articulator. The university is experienced in a special way, without necessarily matching to the mold of Western education. The epistemological, pedagogical and ontological contrasts highlighted by them support proposals towards interscientism and interculturalism.
Keywords: Indigenous people, affirmative action, higher education, ethnopsychology.
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