Performando um espaço de reflexão sobre sistemas de conhecimento a partir de um debate: experiência em uma turma de licenciatura em educação do campo / Elaborating a space for reflection...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2832Resumen
Este trabalho tem por objetivo apresentar como se deu a performance de um espaço de reflexão sobre sistemas de conhecimento ocorrida no âmbito de um debate realizado por uma turma de licenciandos em Educação do Campo, na área de Ciências da Vida e da Natureza. O referencial teórico adotado é o da Teoria Ator-Rede, segundo a qual o espaço deve ser analisado a partir de relações sociomateriais e de emergências em redes. O debate ocorreu em uma aula da disciplina Modelos de Astronomia, ministrada em janeiro de 2016 e teve como temática principal a abordagem de saberes tradicionais na área da astronomia nas escolas de Educação Básica. No momento de elaboração dos argumentos, emergiram nos dois grupos de licenciandos tanto concepções de senso comum da ciência (como a ideia de que conhecimento científico é conhecimento provado, a ciência é objetiva, as teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa por meio de observações e experimentos, etc.), como também saberes tradicionais difundidos em suas comunidades (como a influência da lua na determinação do sexo de bebês). O momento de preparação dos licenciandos, o debate propriamente dito e as considerações feitas pelo professor da universidade após essa prática educativa mobilizaram diversos actantes humanos e não humanos que, por meio de suas relações, contribuíram para a performance de um espaço de reflexão principalmente sobre a importância do diálogo entre saberes que deve emergir em uma sala de aula, sobretudo em escolas do campo.
Palavras-chave: Debate; Ensino de ciências; Conhecimentos tradicionais; Teoria Ator-Rede.
ABSTRACT: This paper aims at presenting the conception of a reflexive space on knowledge systems which took place in the context of a debate conducted by a group of undergraduate students in Rural Education in the area of Nature and Life Sciences. The Actor-Network Theory (ANT) adopted as the theoretical reference states that space must be analyzed based on sociomaterial relations and on network emergencies. The debate took place in an Astronomy Models class in January of 2016 and had as main theme the approach of traditional knowledge in the area of astronomy in primary schools. At the time of elaborating the arguments, came up in both groups conceptions of scientific common sense (such as the idea that scientific knowledge is proven knowledge, science is objective, scientific theories are derived in a rigorous way from observations and experiments, etc.), as well as of diffuse traditional knowledge in their communities (such as the influence of the moon on determining the sex of babies). The students’ preparation, the debate itself and the considerations made by the professor after this educational practice engaged several human and nonhuman actants who, through their relations, contributed to the elaboration of a space of reflection, mainly, on the importance of the dialogue between knowledge that must emerge in a classroom, especially in rural schools.
Keywords: Debate; Science Teaching; Traditional Subjects; Actor-Network Theory.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).