Avaliação e aprendizagem: percepção de graduandas e graduandos em Economia em uma universidade pública / Evaluation and learning: Economics undergraduate students perception in a public university
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3337Resumen
Neste artigo apresentamos a temática da avaliação, a partir da análise de um processo investigativo junto a estudantes de economia, de uma universidade pública, em que se reflete sobre a percepção que estes graduandos têm sobre avaliação e aprendizagem. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, a investigação foi desenvolvida com trinta estudantes que estão no 6° semestre e os dados produzidos a partir de um questionário, com perguntas fechadas e abertas, foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). A pesquisa apresenta como aporte teórico algumas ideias de autores como Cid e Fialho (2012), Fernandes (2005), Pacheco (2012), Santiago (2012), William (2009), entre outros. Por meio deste estudo, evidenciamos que a maioria dos estudantes considera que o principal propósito da avaliação é de medir o seu desempenho e na atribuição de uma classificação, revelando pouco interesse na qualidade da aprendizagem, o que na concepção dos participantes é o mais importante.
Palavras-chave: Avaliação; Aprendizagem; Metacognição.
ABSTRACT: In this article the topic evaluation is presented, through the analysis of an investigative process with economics’ students, from a public university, in which we reflect about the perception these graduates have on evaluation and learning. The study is characterized as a qualitative research, the investigation was developed with thirty students who are in the 6th semester and the data produced through a questionnaire, with closed-ended and open-ended questions, were analyzed through the Discursive Textual Analysis, from Moraes and Galiazzi (2016). The research presents as theoretical contributions some ideas from authors as Cid & Fialho (2012), Fernandes (2005), Pacheco (2012), Santiago (2012), William (2009), among others. Through this study, it’s evident that most of the students consider the main purpose of evaluation to be measuring their performance and attributing a classification, revealing little interest in the learning quality, which in the participants’ conception it’s the most important.
Keywords: Assessment; Learning; Metacognition.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).