A educação básica na Amazônia e seus indicadores de qualidade social: contradições e desafios para o Ensino Médio no Amapá / The basic education in the Amazon...

Autores/as

  • João Paulo da Conceição Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)
  • Quésia de Oliveira Cardoso UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3507

Resumen

O Ensino Médio corresponde a um nível de ensino propício à construção da identidade, projetos de vida e trajetória profissional dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é analisar o Ensino Médio no estado do Amapá, considerando a sua qualidade social, tendo como base os indicadores educacionais oficiais. Utilizamos o levantamento bibliográfico para analisar o ensino médio público brasileiro, suas características e a seus indicadores de qualidade; além disso, utilizaremos dados do INEP sobre os indicadores educacionais de rendimento do Ensino Médio amapaense em 2015, para o desenvolvimento de análises correlacionadas aos índices de Desenvolvimento Humano dos Municípios – IDHM, índice de GINI e o índice de Pobreza. Nossas análises evidenciaram que o Ensino Médio no Amapá, apresentou índices negativos em relação à zona urbana, pois as taxas de Reprovação e Abandono no ano de 2015 foram elevadas. Diferente da zona rural que demonstrou dados positivos referentes ao fluxo no Ensino Médio, no entanto com baixos indicadores de qualidade social. Os maiores centros urbanos do estado, mesmo com a melhor estrutura, não apresentaram os melhores índices de ensino. De forma geral, os dados relacionados ao ensino apresentam disparidades em relação aos índices de desenvolvimento social e humano.

Palavras-chave: Ensino Médio; Indicadores educacionais; Qualidade social; Amapá.

 

ABSTRACT: The High School corresponds to a level of education conducive to the construction of the identity, life projects and professional trajectory of the subjects. The objective of this study is to analyze the High School in the state of Amapá, considering its social quality, based on official educational indicators. We used the bibliographic survey to analyze the Brazilian public secondary education, its characteristics and its quality indicators; In addition, we will use INEP data on educational indicators of high school income in amapaense in 2015, for the development of analyzes correlated to the Human Development Indexes of Municipalities - IDHM, GINI index and the Poverty index. Our analyzes showed that the high school in Amapá had negative indices in relation to the urban zone, since the rates of Reprobation and Abandonment in 2015 were high. Different from the rural area that showed positive data regarding the flow in High School, however with low indicators of social quality. The largest urban centers in the state, even with the best structure, did not have the best levels of education. In general, data related to education show differences in relation to social and human development indexes.

Keywords: High School; Educational indicators; Social quality; Amapá.

Biografía del autor/a

João Paulo da Conceição Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). É Professor Adjunto A, nível II, pesquisador na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). É Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR), além de Assessor de Pesquisa (Portaria Nº 0416/2017-UNIFAP), ambos na UNIFAP. É associado à ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação), à SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e à ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), da qual é Coordenador da sua seção no estado do Amapá. Participa de projetos de pesquisa nas sub-áreas Trabalho e Educação, Formação Humana e Ensino Médio a partir do Grupo de Pesquisa em Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR-UNIFAP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE-UFPa). Sua área de atuação é Trabalho e Educação nas seguintes sub-áreas: Ensino Médio, Pedagogia das Competências e Práticas Pedagógicas, Formação Humana, e Trabalho e Gestão Educacional. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e diversos trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais, além de ter produzido alguns capítulos de livros na área da educação.

Quésia de Oliveira Cardoso, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Membro do Grupo de Pesquisas sobre Educação, Trabalho e Formação Humana (GEFOR/UNIFAP). Docente na educação básica.

Publicado

2019-10-22

Número

Sección

Artigos