"No Sumbe, ou é poeira ou é lama": um inventário de memórias sobre minha experiência de ensino em Angola / "In the Sumbe, it is dust or it is mud": a briefing of memoirs...

Autores/as

  • Milena Magalhães UFSB

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3869

Resumen

Neste texto, o uso da primeira pessoa justifica-se logo nas primeiras linhas. Misto de memórias e reflexões, busco traçar um percurso da minha experiência de ensino em Angola nos anos de 2018 e 2019, quando ministrei os Componentes Curriculares Teoria da produção do texto literário e História da arte contemporânea, no Mestrado em Ciências da Educação, no Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, da Universidade Katyavala Bwila, no município do Sumbe. O texto existe como uma tentativa de compreender o que significa estar em outro país como professora. Parto do princípio que, mais do que sobre lugares, os relatos de viagem falam sobre nós mesmos, expondo as fraturas de nossos pensamentos que determinam as relações em sala de aula.

Palavras-chave: Angola; Ensino; Relato; Literatura; Artes.

 

ABSTRACT: In this text, the use of the first person is justified in the first lines. A mix of memories and reflections, I try to trace a course of my teaching experience in Angola in 2018 and 2019, when I taught the Curricular Components Theory of literary text production and History of contemporary art, in the Master’s in Educational Sciences course, in the Superior Institute of Sciences of the Education of Cuanza Sul, of the University Katyavala Bwila, in the municipality of Sumbe. The text exists as an attempt to understand what it means to be in another country as a professor. I assume that, rather than being about places, travel accounts speak about ourselves, exposing the fractures of our thoughts that determine the relationships in the classroom.

Keywords: Angola; Teaching; Report; Literature; Arts.

Publicado

2019-07-27