"No Sumbe, ou é poeira ou é lama": um inventário de memórias sobre minha experiência de ensino em Angola / "In the Sumbe, it is dust or it is mud": a briefing of memoirs...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3869Resumen
Neste texto, o uso da primeira pessoa justifica-se logo nas primeiras linhas. Misto de memórias e reflexões, busco traçar um percurso da minha experiência de ensino em Angola nos anos de 2018 e 2019, quando ministrei os Componentes Curriculares Teoria da produção do texto literário e História da arte contemporânea, no Mestrado em Ciências da Educação, no Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul, da Universidade Katyavala Bwila, no município do Sumbe. O texto existe como uma tentativa de compreender o que significa estar em outro país como professora. Parto do princípio que, mais do que sobre lugares, os relatos de viagem falam sobre nós mesmos, expondo as fraturas de nossos pensamentos que determinam as relações em sala de aula.
Palavras-chave: Angola; Ensino; Relato; Literatura; Artes.
ABSTRACT: In this text, the use of the first person is justified in the first lines. A mix of memories and reflections, I try to trace a course of my teaching experience in Angola in 2018 and 2019, when I taught the Curricular Components Theory of literary text production and History of contemporary art, in the Master’s in Educational Sciences course, in the Superior Institute of Sciences of the Education of Cuanza Sul, of the University Katyavala Bwila, in the municipality of Sumbe. The text exists as an attempt to understand what it means to be in another country as a professor. I assume that, rather than being about places, travel accounts speak about ourselves, exposing the fractures of our thoughts that determine the relationships in the classroom.
Keywords: Angola; Teaching; Report; Literature; Arts.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).