Educadores do campo e movimentos sociais em formação: embates políticos em defesa das escolas do campo no noroeste fluminense
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.5434Resumen
Fechar escolas do campo é um cenário que tem se consolidado em muitos Estados do Brasil, impondo às comunidades campesinas o apagamento do campo como lugar de reprodução da vida e de existência. No Noroeste Fluminense, as escolas do campo seguem a mesma trajetória de outras realidades brasileiras; ou seja, vítimas das práticas de fechamento, enquanto injustiças arquitetadas em argumentos economicistas. Porém, com a implementação da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (LEdoC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade de Santo Antônio de Pádua – Rio de Janeiro – uma série de movimentos populares confrontam a realidade de esvaziamento do campo. Nesse sentido, este artigo, com enfoque metodológico da pesquisa-ação, tem como objetivo descrever o caminho que estudantes da LEdoC da UFF e a comunidade de Santo Antônio de Pádua construíram, no âmbito da Pedagogia da Alternância, em defesa das escolas do campo, no período de 2015 a 2019. Os principais resultados destacam a importância da pesquisa-ação no fortalecimento das demandas locais e no processo de denúncia da retirada de direitos educativos das populações do campo. Ademais, os resultados sinalizam que os movimentos sociais populares fortalecem a formação de educadores do campo como política pública de reparação e de questionamento das situações de opressão, dentro e fora das instituições educativas.Descargas
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