Considerações sobre o trabalho de análise inerente à leitura de textos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5978Resumen
Este artigo parte de observações feitas por uma estudante de graduação, durante pesquisa de iniciação científica, acerca do “estranhamento” causado pela percepção de discursos de senso comum em dissertações e teses sobre educação e avaliações externas. Os questionamentos quanto à pertinência de alguns enunciados conduziram ao seu exame mais detido com vistas a verificar a existência ou não de tendências linguísticas e/ou discursivas nessas ocorrências. Assim, partindo dessa situação específica, assumimos como objetivo problematizar e apresentar possibilidades de leitura que contemplem um trabalho de análise de textos acadêmicos, por meio do qual eles possam ser considerados não somente como referências, mas como dados. Tomamos como fundamentação teórica os conceitos de heterogeneidade enunciativa e divulgação científica propostos pela autora Authier-Revuz (1990, 1998) e as distinções realizadas por Charaudeau (2013) sobre efeito de verdade e valor de verdade. Para as análises, foram selecionados trechos de três dissertações da área de Linguística e Literatura em que foram materializados diferentes discursos sobre educação. Como, em se tratando de textos acadêmicos, a sua escrita não necessariamente corresponde à produção de conhecimento, as discussões realizadas reforçam a importância de um trabalho de leitura que contemple a possibilidade de esses textos serem analisados ao serem lidos.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).