Pesquisa, leitura e escrita no ensino superior: uma análise de monografias produzidas no ISCED do Sumbe (Angola)
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5982Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de produções escritas de alunos de cursos de licenciaturas do Instituto Superior de Educação do Sumbe - ISCED, visando descrever a construção linguística dos trabalhos do fim de curso (TFC), no gênero monografia. O estudo do corpus teve como base as concepções apresentadas Marconi e Lakatos (2003), Severino (2007) e Zinga, Camaraza e Sakongo (2019). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental porque tem como foco as características observáveis e gerais sobre como são construídas as monografias. Para composição do corpus analisado neste artigo, foram selecionadas 02 (duas) monografias concluídas no ano de 2018, em dois cursos do ISCED. A pesquisa demonstrou que, a partir da interpretação das orientações para escrita de monografias no ISCED, os concluintes dos cursos tendem a produzir uma escrita homogênea, semelhante entre si, independente da área de conhecimento e tema abordados. Ou seja, o que se identificou foi uma escrita com características sintática, semânticas e analíticas fortemente parafrásticas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).