Unidades de discurso nos planos de ensino de Geografia: estágio, formação docente e o jogo da continuidade
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5985Resumen
A produção escrita de professores em formação inicial apresentada nos relatórios de estágios supervisionados aponta para os modos como os licenciandos lidam com o universo das linguagens na universidade contemporânea e quais saberes mobilizam para materializar as aulas na escola. A escrita dos Planos de Ensino nos estágios supervisionados de Licenciatura em Geografia de uma universidade pública está na centralidade deste texto e compõe o corpus analítico do trabalho. Os pressupostos teórico-metodológicos de investigação estão alicerçados na compreensão da “unidade do discurso”, de Michel Foucault (2008), considerando, principalmente, as noções de “tradição, influência, evolução e mentalidade” no jogo discursivo dos Planos de Ensino. Como resultados, foram identificadas e postas em questão as formas discursivas dos planos, emergindo, então, um corpus de dados que se determina pela estrutura, ganhando existência um planejamento de aulas construído com regras de unidades de discurso que se repetem, presas num jogo de continuidades em seu sistema discursivo.
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