Escrita de roteiros: a produção de um audiovisual na escola e a escrita sobre sua aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5989Resumen
Este artigo analisa uma proposta de atividade escolar com o objetivo de constitui-la enquanto estratégia para alterar a relação de licenciandos com a escrita, usando gêneros do discurso (BAKHTIN, 2006) que permitem uma compreensão mais simples dos propósitos de produção e parecem mais afins aos interesses espontâneos da juventude. Para embasamento teórico sobre a escrita escolar e universitária, utilizamos uma série de textos (BARBOSA, 2013; GERALDI, 1999 e 2018; COSCARELLI, 1998; DE PIETRI, 2007; LARROSA, 2002; RIBEIRO, 2015) que articulam problemas antigos aos contemporâneos, como o advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC), sobre este objeto de estudo. O foco é analisar o processo de escrita de roteiros e a produção de minidocumentários. Posteriormente, contrastar a primeira e a segunda produção audiovisual para destacar mudanças nos parâmetros para representação da escola, da relação professor-aluno, da importância de despertar nos alunos o interesse pelas atividades. Os resultados encontrados demonstram que os textos audiovisuais apresentam informações e reflexões que se apagam no texto escrito, mas podem considerar-se indícios de autoria. Os documentários foram realizados por universitários do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) como atividade do PIBID, numa escola municipal de Uberaba-MG, em parceria com a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II.
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