Explorando operações discursivas na leitura de um artigo científico do campo da educação matemática: contributos para a reflexão sobre produção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5990Resumen
Neste trabalho, proponho-me a estudar o funcionamento de algumas operações discursivas presentes em um artigo científico do campo da Educação Matemática, de modo a viabilizar uma leitura crítica do conhecimento ali apresentado. Para tanto, mobilizo categorias de análise provenientes de três vertentes teóricas distintas: a Semântica Linguística, com as noções de posto, pressuposto e subentendido, estudadas por Oswald Ducrot; a Linguística Textual, com as noções de referenciação e avaliatividade, abordadas por Paulo Roberto Gonçalves Segundo; e a Metaforologia, com as noções de Metáfora Situada e Conceptual, trabalhadas por George Lakoff, Mark Johnson e Solange C. Vereza. O artigo analisado foi destacado de um corpus produzido na pesquisa que realizo no âmbito do programa de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da USP. Tal artigo, intitulado “Qual é o tempo médio das aulas de Matemática nas escolas públicas de periferia?”, foi publicado em 2004 nos anais do “II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos: a pesquisa em debate”. A análise dos dados permitiu explicitar como certos enunciados são construídos de modo a provocar efeitos de sentido que encobrem contradições, concepções equivocadas e posicionamentos autoritários no tocante ao controle da dialogicidade do texto, além de veicular determinada acepção de Educação enviesada por conteúdos positivistas e idealistas. Tais resultados evidenciam que os estudos discursivos podem contribuir para o avanço das produções científicas materializadas em textos acadêmicos do campo da Educação Matemática.
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