Aprendizagem cooperativa como estratégia de diferenciação pedagógica nas escolas primárias do Sumbe, Cuanza Sul (Angola)
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6198Resumen
A presente pesquisa apresenta como temática a aprendizagem cooperativa como estratégia para a diferenciação pedagógica em sala de aula cujo o objetivo é explicar a utilização da aprendizagem cooperativa como estratégia para a diferenciação pedagógica nas salas de aula das escolas primárias do Sumbe. Este tipo de aprendizagem tem a ver com aplicação de técnicas de ensinar e aprender na base da criação de grupos de trabalho na sala de aula, cujo fim é discutir, interagir em torno de uma temática tendo um objetivo comum, a partir desta criar situações que levam o aluno a diferenciação pedagógica que se apresenta na base de o professor utilizar vários métodos para fazer com que todos os alunos apreendam ao mesmo tempo e cada um da forma mais fácil, sem contar com as diferenças trazidas por eles, quer físicas ou psicológicas. Como é de conhecimento, na sala de aula todos alunos são diferentes, uns aprendem mais rápidos outros de forma mais lenta, cabe ao professor estar preparado, ter formação e informação para ensinar da maneira que cada um aprenda atendendo as suas particularidades. Esta investigação se apoia na variável, aprendizagem cooperativa bem como suas dimensões, a sua utilização no processo de ensino aprendizagem, promove a diferenciação pedagógica e o espirito de interajuda, pondo de parte a competição entre os alunos. Na realidade angolana ainda temos verificado em poucas vezes o uso desta estratégia por parte dos professores, tudo pelo desconhecimento da importância da sua utilização. Vale salientar que este, ajuda a atingir sucessos no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo contou com uma metodologia centrada no paradigma qualitativo, e para a busca da informação foram aplicados métodos como: entrevista, inquerito por questionario e a triangulação de dados através do cruzamento das informações coletadas dos informantes.
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