Educação do campo: políticas públicas e desafios educacionais das comunidades rurais de Divinópolis (MG)

Autores

  • Reysla Karen de Oliveira Gontijo UEMG
  • Isabella Fernandes Longatti UEMG
  • Camila Zucon Ramos de Siqueira UEMG
  • Laís de Souza Rédua UEMG

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i1.6962

Resumo

A pesquisa apresenta uma breve trajetória do contexto histórico, bem como os principais marcos legais e legislações que contemplam o tema da Educação do Campo no Brasil, buscando após esse aprofundamento mapear as comunidades rurais e escolas no campo de Divinópolis (MG) a fim de caracterizar o cenário da educação para estudantes do campo nesse território. Para isso, a perspectiva metodológica ocorreu a partir de estudos documentais, análises investigativas e exploratórias, a qual foram organizadas a partir de alguns pontos importantes: identificação dos principais desafios encontrados pelos sujeitos do campo no processo educacional; dificuldades enfrentadas pelos professores devido à falta de incentivo a capacitação; identificação se as Universidades/Faculdades do município oferecem curso de formação para Educadores do Campo; e sobretudo uma análise geral – de acordo com os dados apurados junto aos órgãos responsáveis - acerca da efetivação das políticas públicas no contexto educacional rural do município.

Biografia do Autor

  • Reysla Karen de Oliveira Gontijo, UEMG

    (Em memória)

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Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação do campo: políticas públicas e desafios educacionais das comunidades rurais de Divinópolis (MG). Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 134–165, 2023. DOI: 10.18554/cimeac.v13i1.6962. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/6962. Acesso em: 9 maio. 2025.