Agroecología y enseñanza de las ciencias naturales: una relación a considerar en la escuela rural
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.6965Resumen
A agroecologia, como campo de aplicação multidisciplinar, está fundamentada teórica e metodologicamente em várias disciplinas, mas tem como fundamento central o conhecimento tradicional, que retoma princípios ecológicos, sociais e econômicos das comunidades para favorecer os agroecossistemas e suas diversas formas de regulação. Neste artigo, são descritas três perspectivas da agroecologia, produto da análise bibliométrica realizada pelos autores, e que permite vislumbrar elementos a serem considerados no ensino de ciências naturais, especialmente de escolas do campo, a fim de sugerir algumas possibilidades investigativas, pedagógico e didático para sua abordagem. A agroecologia abre novas opções de estudo e pesquisa na escola do campo, como centro de convergência cultural, de acordo com contextos e necessidades específicas das comunidades que promovem, entre outros, a soberania alimentar, o cuidado com o meio ambiente e a resiliência dos agroecossistemas. Concluindo, a agroecologia vem ganhando interesse global, articulando-se em processos sociais e políticas públicas em diversos países do mundo, resgatando e tornando visível a sabedoria local como meio de propor formas, entre outras coisas, de satisfazer as necessidades alimentares atuais e futuras das comunidades, onde se articulam saberes, interesses, necessidades e saberes culturais da escola do campo.
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