Ensino de Química via Atividade Experimental Problematizada (AEP): análise narrativa de uma pesquisa-intervenção
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7023Resumen
Os métodos de ensino estão fortemente vinculados com a apresentação de conceitos e, muitas vezes, não permitem aos alunos dialogarem entre si acerca das temáticas tratadas em sala de aula, caracterizando-os como agentes passivos, que recebem de seus professores conteúdos prontos e definitivos. Na área das Ciências, particularmente na Química, há uma perceptível dificuldade em aproximar saberes de sala de aula e cotidiano, e fomentar aprendizagens significativas. Ciente deste cenário, este trabalho teve como centro de pesquisa o uso da Atividade Experimental Problematizada (AEP) para desenvolvimento de um aprendizado pautado pelo fomento ao diálogo. O público-alvo foram os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola de Caçapava do Sul/RS, tendo em vista o conteúdo de Funções Inorgânicas. Os instrumentos de geração e análise de informações foram a captura de áudio do seminário proposto após as atividades, seguido por transcrição da gravação das falas, as quais foram analisadas pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). O debate emergente foi enriquecedor e mostrou que os alunos e professores apresentaram dificuldades de compreensão da metodologia, tendo em vista seus aspectos de inovação e criação. Contudo, aguçou a curiosidade e evidenciou a preferência de alunos e professores no uso da experimentação via AEP no ensino de Química. Sendo assim, consolidamos uma proposta de intervenção capaz de favorecer aprendizagens significativas e lançar luz a outros entendimentos e possibilidades didático-pedagógicas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).