Acessibilidade e inclusão social no ensino superior: a importância de cursos de capacitação exercidos pelo Núcleo de Acessibilidade no interior do Amazonas

Autores/as

  • Cristiana Nunes Rodrigues UFAM
  • Lucas Martins Almeida UFAM
  • Alessandra Souza Almeida UFAM
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v14i1.7482

Resumen

O aumento de pessoas com deficiências ingressando nas escolas e universidades públicas vem crescendo ao longo dos anos. Paralelamente, as instituições de ensino superior têm buscado aperfeiçoar-se para receber tais pessoas de forma que elas possam se sentir acolhidas e importantes no convívio social educacional.  O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância de cursos de inclusão e acessibilidade para a comunidade acadêmica e investigar as motivações da procura pelos participantes. Esta pesquisa foi elaborada com base em um curso de capacitação, oferecido pelo núcleo de acessibilidade EUAPOIO da Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia. Foi elaborado um questionário e aplicado após o curso. Como resultado, verificou-se que houve uma maior participação de graduandos do curso de licenciatura em Ciências, seguido de enfermagem. Entre as motivações, a necessidade dos conhecimentos sobre essa temática nos estágios supervisionados e a capacitação profissional foram os principais. Após o curso, os participantes sentiram-se mais preparados para lidar com situações que envolvem pessoas com deficiências, e 100% demonstraram interesse em participar de outros cursos de formação. Ainda há muitos desafios a serem enfrentados, mas o esclarecimento é uma das estratégias que oportunizam atender essa realidade, sensibilizando todo o corpo educacional e contribuindo para garantir o bem-estar físico e social de todos, de forma indiscriminada.

Publicado

2024-05-15